COMO LIDAR COM O CIÚME
Ciúme basicamente é o sentir emoções disfuncionais quando se pensa que o relacionamento afetivo está sendo ameaçado. Existe o receio de que o parceiro forme vínculo com outra pessoa, e se isso ocorrer não terá recursos de elaborar a perda e seguir em frente.
Quem se sente ameaçado tende a ter comportamentos distorcidos como: Procurar indícios da traição, tentar exercer controle sobre o outro, punir, ter pensamento obsessivos quanto ao tema, discutir e etc.
O ato de buscar por elementos que comprovem a traição é totalmente disfuncional, haja visto que qualquer comportamento pode ser interpretado como um indício de que esta sendo traído.
O ciúme é um sentimento que faz parte da natureza humana, peça para uma mãe com um filho de dois anos dar colo para outra criança e imediatamente verá a reação de ciúme por parte de seu filho. Então esse sentimento não pode ser julgado.
O ciúme sinaliza que algo de errado está ocorrendo no relacionamento e precisa ser corrigido.
Não há como impedir uma traição, pois é uma decisão que pertence ao outro. Comportar-se de forma disfuncional poderá apenas dar incentivo para que ocorra o evento temido. Então há que se buscar formas assertivas de se relacionar, tornar o relacionamento leve e com respeito à liberdade do companheiro.
A terapia cognitiva comportamental (TCC) tem ferramentas que podem ajudar tanto quem sofre com seus ciúmes quanto quem sofre com um parceiro ciumento. A TCC visa mudar a forma de pensar sobre os problemas e também instrumentalizar as pessoas com recursos comportamentais, fazendo com que todos melhorem a forma de se relacionar.
Fone: 11 9 4219-8828 (whatsapp)
Atendimento presencial ou por Skype para qualquer localidade.
Voltar